OAB-GO e TRT-18 promovem encontro para integração e aprimoramento da advocacia na Justiça do Trabalho

Ministro Paulo de Tarso Sanseverino é convocado para a Corte Especial durante licença de Felix Fischer
13/09/2019
Certidão Narrativa passa a ser emitida on-line pelo site do TJGO
13/09/2019
Exibir tudo

OAB-GO e TRT-18 promovem encontro para integração e aprimoramento da advocacia na Justiça do Trabalho

13/09/2019 11:00

OAB-GO e TRT-18 promovem encontro para integração e aprimoramento da advocacia na Justiça do Trabalho

Com objetivo de promover integração com a advocacia e o aprimoramento da Justiça do Trabalho, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da ESA-GO e da Casag, e o Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região realizam a 1ª edição do encontro com a advocacia trabalhista – TRT para Todos nesta sexta-feira (13/09), no auditório do TRT 18.

A programação inclui palestras e painéis que abordam temas sugeridos e selecionados por representantes do Tribunal, da ESA-GO, da Agatra e da Casag. Entre os assuntos estão novidades como a solicitação online de sustentação oral, as mudanças introduzidas pela versão mais atual do PJe e outros temas relacionados a dúvidas e procedimentos do dia a dia do advogado no Judiciário Trabalhista goiano. Os palestrantes e moderadores são representantes da OAB-GO, magistrados e servidores do TRT-18.

Na solenidade de abertura, o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, evidenciou o simbolismo e as contribuições práticas do evento. “O TRT abrir as portas para receber e dialogar com a advocacia é uma atitude inovadora e digna dos maiores aplausos porque passa a mensagem de que todos somos parte de uma engrenagem e que o sistema de justiça não funciona um sem o outro”.

Em referência à contribuição prática, Lúcio Flávio ressaltou que as conversas desenvolvidas no evento vão trazer “sugestões, aplausos e críticas que vão servir para estimular a direção do Tribunal a prosseguir nas medidas positivas e buscar melhorias para toda a Justiça do Trabalho em Goiás”.

Integração

A união institucional entre a OAB-GO e o TRT, que viabilizou a realização do evento, foi destaque na fala do presidente do Tribunal, desembargador Paulo Pimenta. “A presente edição do TRT para Todos foi idealizada com objetivo de fertilizar a conveniente e recomendada integração entre as instituições para que as atividades de ambas sejam reciprocamente facilitadas bem como para que unidos reconheçamos a importância da nossa área jurídica e sejamos motivados a defendê-la, seja desconstruindo inverdades sejam gerando resultados de excelência para a sociedade”.

A ministra Delaíde Miranda destacou que o seu gabinete está disponível à advocacia e conclamou a todos para se manterem unidos em tempos de ataques à Justiça do Trabalho. “A advocacia trabalhista precisa resistir contra essa medida mas o conflito não vai acabar. Vamos resistir até o fim para que seja mantida a Justiça do Trabalho, estamos vivendo tempos difíceis mas é tempo de união”. A ministra também parabenizou a OAB e o TRT. "Sem a OAB o evento não se realizaria no âmbito da advocacia”.

Qualificação

Com relação ao cenário atual da Justiça do Trabalho, o diretor-geral da ESA-GO e conselheiro federal da OAB, Rafael Lara Martins, sublinhou que o momento é de buscar cada vez mais qualificação, visto que “estamos vivendo mudanças de legislação e de posicionamentos jurisprudenciais”.

Ele elencou alguns dos cursos e eventos que a ESA oferta neste segundo semestre: curso de extensão sobre temas contemporâneos de direito e processo do trabalho; curso sobre impacto da MP da liberdade econômica para a advocacia trabalhista; e congresso regional da Academia Nacional do Direito do Trabalho, que será realizado em Goiânia com apoio da ESA-GO.

“Mais que nunca precisamos nos qualificar. Mais que conhecer entendimentos precisamos enxergar tendências e para isso precisamos continuar estudando. Esse é o papel da ESA. Não vamos nos esmorecer enquanto advogados. Quanto mais conhecimento, mais coragem; quanto mais conhecimento, mais responsabilidade; quanto mais conhecimento, mais sensatez”, afirmou.

O evento foi prestigiado por representantes da OAB-GO, CASAG, TRT-18, Agatra, Anamatra. 

Fotos: Vinícius Schmidt

Fonte OAB/GO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *